Organizações da sociedade civil e movimentos sociais já estão se mobilizando para enviar o maior número possível de informações à ONU como forma de contribuir com a sabatina que avaliará a situação de direitos humanos no Brasil.

Esta análise é feita por meio de um mecanismo chamado RPU (Revisão Periódica Universal). É através dele que a ONU examina o cumprimento das obrigações e compromissos internacionais de direitos humanos assumidos pelos Estados-membros. O objetivo é observar, apoiar e expandir a promoção e a proteção dos direitos humanos no mundo todo.

A RPU acontece somente a cada 4 anos e meio, por isso, aproveite esta oportunidade valiosa de contribuir. Sua ONG ou coletivo tem até o dia 22 de setembro para enviar um relatório ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Ao enviar seu relatório, não deixe também de encaminhar uma cópia para o Projeto RPU Brasil, uma iniciativa do CBDHPE (Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa) que oferece acesso fácil e organizado às informações e documentos relacionados às participações do Brasil na RPU.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre como elaborar o relatório e garantir a participação de sua entidade neste processo!

Saiba Mais!

Ajude a avaliar e proteger os direitos humanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *