Aqui você terá acesso a todas as recomendações recebidas pelo Brasil durante os dois ciclos da RPU já realizados (2008 e 2012).

Essas recomendações são apresentadas pelos demais países membros das Nações Unidas no espírito de “revisão por pares” – uma metodologia que busca superar a politização e seletividade observadas em outros espaços do Sistema das Nações Unidas. O país revisado tem a prerrogativa de aceitar ou não as recomendações apresentadas.

A cada novo ciclo, o foco principal da Revisão Periódica é verificar se e em que grau as recomendações vem sendo implementadas.

O papel da sociedade civil brasileira diante deste mecanismo é atuar proativamente no monitoramento da implementação das recomendações que foram aceitas pelo Brasil ao final de cada ciclo. Assim, é possível contribuir para a melhoria da situação interna dos direitos humanos em nosso país, promovendo a reflexão interna e estimulando a adoção de políticas públicas condizentes com os compromissos assumidos junto aos mecanismos internacionais de direitos humanos.

A apresentação de relatórios-sombra tem o objetivo de oportunizar que a avaliação realizada pela sociedade civil acerca dessa implementação possa ser considerada pelos demais países quando do próximo ciclo da RPU.

Navegue pelos links abaixo para ter acesso às recomendações (por ano):

Recomendações ao Brasil – 2012 (organizadas por países)

Tabela: Recomendações ao Brasil – 2008 e 2012 (organizadas por tema)